BRASILE | O Dia do Design Italiano chega ao Brasil: Pela primeira vez a especialista Chiara Alessi terá conferências em quatro cidades

Chega à sua terceira edição o “Dia do Design Italiano no Mundo” (Giornata del Design Italiano nel Mondo), que acontecerá no Brasil na semana de 18 a 23 de março de 2019. Uma iniciativa do Ministério italiano das Relações Exteriores no âmbito da promoção da cultura italiana no mundo, o “Dia do Design” evidencia o papel do design Made in Italy e sua função de “embaixador” da cultura material e imaterial da Itália. O evento é coordenado no Brasil pela Embaixada da Itália, e organizado pela rede diplomático-consular e pelos Institutos Italianos de Cultura.

Depois do sucesso das edições passadas, com o envolvimento de mais de 200 especialistas italianos de design – escolhidos entre designers, artistas, curadores, arquitetos, acadêmicos e jornalistas – com cerca de 300 iniciativas em mais de 200 cidades no mundo, a edição 2019 do “Dia do Design Italiano” será dedicada à temática do “Design e Cidade do Futuro”, com particular atenção à “cultura do projeto na Itália. A iniciativa será também uma ocasião para operadores do setor (designers, universidades, empreendedores) terem oportunidades de encontro com instituições italianas”.

“Design e indústria criativa constituem dois setores de ponta da economia e da cultura italiana; a eles é associada frequentemente a imagem da Itália no exterior – afirma o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. “Temos a satisfação de poder realizar, em várias cidades brasileiras, esse evento que, com certeza, constituirá uma ocasião preciosa para reforçar o diálogo e estimular a troca de experiências entre especialistas do design de ambos os países”.

Convidada especial dessa edição é a especialista italiana de design Chiara Alessi, jornalista, ensaísta, professora do Politécnico de Milão, curadora da última edição do “Design Museum” da Trienal de Milão. “Embaixadora” oficial do design italiano no Brasil 2019, Chiara inaugurará a turnê brasileira na cidade do Rio com a conferência “Uma viagem pelo design italiano em dez histórias” na qual a especialista ilustrará o design italiano sob uma perspectiva interdisciplinar acompanhando o público em uma viagem através de dez histórias italianas de sucesso que tocam zonas fronteiriças entre design e outros campos do saber, como comunicação, inovação e tecnologia.

“A história das origens e do futuro do design italiano pode ser entendida como uma narração que atravessa algumas das aventuras mais paradigmáticas do nosso País – afirma Alessi – Das vicissitudes familiares no tempo do nascimento da famosa Moka Bialetti [a nota cafeteira italiana], ao sucesso global da poltrona Sacco de Zanotta, são inúmeras as anedotas envolvidas na criação de alguns dos mais famosos ícones do Made in Italy, como também em alguns dos seus maiores fracassos. O design italiano é, em primeiro lugar, um grande romance, repleto de personagens, lugares e atmosferas, que não se encontram em nenhum outro lugar do mundo”.

No Rio, Alessi terá dois encontros: no Departamento de Artes&Design da PUC-Rio no dia 18/3 às 13 horas e na Escola Superior de Desenho Industrial-ESDI da Uerj no dia 19/3 às 10.30. Depois do Rio, Alessi seguirá para Belo Horizonte, onde será recebida pela Casa Fiat de Cultura (dia 20/3 às 19.30). No dia 21/3 será a Brasília às 16.00, na sede da Embaixada da Itália. A turnê terminará em Recife (22/3 às 10.00) com uma palestra na UFPE – Auditório CAC.

Serviço

“Uma viagem pelo design italiano em dez histórias” – palestra com Chiara Alessi

Brasília

Data: quinta-feira 21 de agosto

Horário: 16h00

Local: Sala Nervi, Embaixada da Itália

Classificação indicativa: livre

Para maiores informações ou para poder marcar entrevistas com a palestrante, contatar Luisa Fantini do Setor de Comunicação da Embaixada da Itália:

e-mail: luisa.fantini@esteri.it  ou stampa.brasilia@esteri.it

» CLICCA E GUARDA IL MANIFESTO

(Visited 11 times, 1 visits today)