BRASILE | Quarta-feira 29 de maio encontro de ‘Il piacere di leggere’ dedicado à força expedicionária brasileira na Itália

O próximo encontro de “Il piacere di leggere in italiano” acontecerá no dia 29 de maio, às 18hs30, na Sala Nervi da Embaixada da Itália.

Nossa viagem à descoberta da literatura italiana contemporânea, no mês do Dia da Vitória, homenageia a história da Força Expedicionária Brasileira na Itália através das páginas do livro “Meccanica celeste”, de Maurizio Maggiani, e das apresentações de especialistas e testemunhas desse capítulo da história que une a Itália e o Brasil.

Não perca! A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

Entre os participantes, será sorteado um livro de literatura em língua italiana.

 

Meccanica celeste – sinopse:

Durante a noite em que Barack Obama se torna presidente dos Estados Unidos, o protagonista do livro e sua parceira Anita concebem uma filha.

A história se passa em uma região montanhosa situada entre o mar de Versilia, os Alpes Apuanos e os vales dos Apeninos entre a Toscana e a Emília.

Nos nove meses seguintes ao início da gestação, o futuro pai volta às suas raízes, vivendo sua história passada e a história do povo da região.

Mas, o verdadeiro protagonista de “Mecânica Celeste” é a Duse, uma professora que toca a sanfona nas tabernas e guarda no coração seu amor perdido: um soldado vindo do Brasil, pai do narrador.

Em volta desta figura dançam as histórias de vários personagens, como a da Santarellina, uma menina órfã comprada por uma família camponesa aos oito anos de idade e a do Omo Nudo, que voltou sem nada dos campos de concentração, e muitos outros.

Para mais informações sobre o ciclo de encontros, clique AQUI

(Visited 17 times, 1 visits today)